Bem-vindo(a) à página da Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) do CEAK Piçarras!
No Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) de Piçarras, a Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) dedica-se a acolher e auxiliar espiritualmente a todos que buscam nossa Casa Espírita, oferecendo esclarecimento, consolo e orientação para as dificuldades e necessidades da vida. Nosso trabalho é realizado em total sintonia com as orientações da Federação Espírita Brasileira (FEB) e fundamentado na Codificação Espírita de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus, visando proporcionar um caminho seguro para o aprimoramento contínuo do atendimento espiritual e social.
Nosso principal objetivo é atender às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo ajuda material, socorro espiritual e orientação moral-doutrinária, com o intuito de promover seu desenvolvimento social e crescimento espiritual. Além disso, a APSE proporciona a todos que frequentam o Centro a oportunidade de praticar a caridade, vivenciando o Evangelho. O Centro Espírita é um espaço de convivência onde a fraternidade é um exercício diário, acolhendo a todos como cidadãos.
Para o Espiritismo, a caridade vai além da simples doação material; ela significa "ir ao encontro do próximo", estabelecendo uma relação de amor e envolvimento.
• Assistência Social: No contexto espírita, a assistência social é uma política pública não contributiva que visa prover as necessidades básicas de indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de iniciativas públicas e da sociedade.
• Promoção Social: Refere-se ao alcance de um patamar social superior em relação às condições anteriores de quem é assistido.
• Promoção Social Espírita: É a prática da caridade, conforme definida pelo Espiritismo, para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Isso inclui oferecer condições para que o indivíduo supere dificuldades econômicas, sociais, morais e espirituais, auxiliando-o a transcender suas limitações, que são vistas como transitórias. Nosso trabalho também abrange o apoio ao desenvolvimento de crianças e jovens, reconhecendo o potencial transformador de uma educação pautada no bem.
A APSE adota a Parábola do Bom Samaritano como método de referência para sua ação, buscando garantir um auxílio eficaz a quem se encontra em necessidade. Este método se manifesta em três passos essenciais, que guiam nossa forma de atuar:
1. Observar: Estar atento para identificar as necessidades do próximo, muitas vezes de forma discreta.
2. Aproximar-se: Ir ao encontro do outro de forma fraterna e solidária, buscando compreendê-lo integralmente em suas necessidades morais, espirituais, físicas, econômicas, sociais e psicológicas. Este é um processo de envolvimento amoroso.
3. Cuidar: Prestar auxílio concreto. A orientação que nos guia é clara: "Não repilas o que se queixa, com receio de que te engane; vai às origens do mal. Alivia, primeiro; em seguida, informa-te, e vê se o trabalho, os conselhos, mesmo a afeição, não serão mais eficazes do que a tua esmola.".
A Quem Nossas Ações se Dirigem? (Nosso Público-Alvo)
A APSE direciona suas ações a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Geralmente, essas famílias podem apresentar as seguintes características, para as quais buscamos oferecer apoio:
• Situação econômica precária, com desemprego ou trabalho informal.
• Condições de habitação e higiene inadequadas, que podem expor a riscos de saúde e violência.
• Dificuldade de acesso à saúde, buscando em nosso Centro informações e orientação para acessar seus direitos no sistema público.
• Baixa escolaridade e, frequentemente, vindas de regiões interioranas, mas com forte religiosidade.
A APSE oferece uma gama de atividades integradas, sempre com orientação doutrinária e assistência espiritual, para acolher e auxiliar:
• Acolhimento Fraterno: Este é o primeiro contato que você terá ao buscar auxílio, um espaço para expor suas dificuldades de forma privativa e sigilosa. Nossos acolhedores são preparados para serem acessíveis, transmitir segurança e, acima de tudo, saber ouvir com atenção e amor. O objetivo é que você se sinta à vontade para compartilhar suas necessidades.
• Doação de Gêneros Essenciais: De acordo com as possibilidades do Centro, podemos distribuir alimentos, vestuário, medicamentos e utilidades em geral, como apoio emergencial. É importante ressaltar que este auxílio material está sempre vinculado a um programa de promoção social, visando um apoio mais abrangente.
• Grupos de Orientação, Encaminhamento e Convivência: Estes grupos promovem a reflexão e o desenvolvimento de potenciais. Eles podem incluir:
◦ Orientações sobre gestação, cuidados com recém-nascidos, acesso a direitos sociais (com articulação com o Sistema Único de Assistência Social - SUAS), e encaminhamento a cursos profissionalizantes e serviços comunitários (médicos, jurídicos, creches).
◦ Atividades artísticas (música, teatro, artes manuais), atividades de produção (artesanato, culinária), e atividades esportivas, lúdicas e culturais. Nosso objetivo é favorecer a convivência e a reflexão sobre o significado moral e social dos assuntos, em um clima de não formalidade.
• Palestras Socioeducativas: Oferecemos palestras sobre temas relevantes como perigos da automedicação, dependência química, benefícios socioassistenciais, estatuto do idoso, da criança e do adolescente, e direitos sociais, incentivando a participação e discussão dos temas.
Todo o trabalho na APSE é conduzido exclusivamente por voluntários espíritas, sem remuneração. Isso reflete a gratuidade do dom divino e o compromisso com o trabalho desinteressado. A equipe busca ser harmoniosa, com profundo conhecimento da proposta do trabalho e da realidade do público atendido.
As características que buscamos nos voluntários incluem:
• Espontaneidade e doação altruísta, sem buscar recompensas.
• Atitude simpática, amiga e empática, colocando-se no lugar do outro.
• Bom relacionamento e amor ao próximo, vivenciando o "amai-vos uns aos outros".
• Respeito à individualidade de cada assistido, aceitando-os como Espíritos em evolução.
• Estudo constante da Doutrina Espírita para compreender os problemas humanos e sociais à luz do Espiritismo.
O Centro Espírita investe na formação continuada desses trabalhadores para garantir a qualidade e a seriedade do serviço oferecido a você. Nossos voluntários assinam um termo de voluntariado, cumprindo a Lei 9.608/1998.